Carnival Row: Série sobre Fadas, Fantasia Vitoriana e seu Contexto Histórico

Série Carnival Row da Amazon, sobre fantasia, imigração, preconceito e xenofobia.

Compartilhar

heyy galera! No post de hoje eu vim trazer um resumo sobre a nova serie do Amazon Prime, mas calma! Está mais para um review histórico onde eu mostro pontos que a trama principal tem em comum com nossa historia.

Carnival Row é uma série que assisti recentemente e trás varias criticas sociais que ainda vão render outras boas temporadas, se você já assistiu me conta oque achou e caso não tenha visto assista! Eu particularmente sou fã e super te indico. Dá play no video aqui em baixo para ver minha opinião sobre a serie.

Inscreva-se no Canal para não perder nenhuma novidade, beleza? :)


Experimente todos os benefícios do Amazon Prime por 30 grátis e aproveite para assistir Carnival Row!

Fadas, guerra e fantasia: Todo o universo de Carnival Row...

A trama principal de Carnival Row se passa em uma cidade fictícia de nome Burgo. Esse lugar se parece bastante com Londres ao fim do século XVIII e inicio do XIX.  Desde as roupas, os costumes e até mesmo a forma com que os personagens se portam faz referência a Época Vitoriana e também a fatos históricos como: a Primeira e Segunda Guerra Mundial. Em seu universo criaturas mágicas e seres humanos tentam conviver em uma mesma sociedade o que vemos não ser tão fácil quanto aparenta ser. 

Após terem suas terras invadidas e estarem sob ameaça de um novo ataque eles se veem forçados a fugir em busca de um novo lugar seguro, é em meio a todas as tensões militares e politicas que estão acontecendo eles acabam indo parar na cidade de Burgo.

Mas assim como em nossa realidade a imigração desses seres não é vista com bons olhos pelos moradores locais. Aqueles que chegam a salvo em terra firme acabam sendo forçados a serem escravos e os que resistem ou não tem capacidade para tais funções são segregados da sociedade e passam a viver marginalizados em uma rua chamada Row.

Temas como: preconceito, xenofobia, sexualidade, imigração e segregação são os que costuram o pano de fundo para toda essa historia que mesmo tendo seu lado fantasioso em maioria trás também varias criticas sociais.

Quem nos apresenta todo o enredo são os personagens principais, a fada Vignette e o inspetor Philo. Juntos eles vivem os dois extremos da historia, ela mostra como é estar na pele daqueles que não tem amparo e buscam apenas um lugar seguro para viver e ele o ponto de vista dos moradores de Burgo ,que tem sua cidade e cotidiano invadidos por uma onda de imigrantes.

Fazendo uma análise histórica da serie eu percebi vários pontos em comum com nossa realidade. Como por exemplo a forma como as fadas e os outros seres mágicos são tratados o que tem um tom Nazista, os humanos se alto declaram uma raça superior e constantemente os chamam por nomes pejorativos. As Pixies como são insultadas as fadas independente do sexo e os Critch como são chamadas todas as outras criaturas não humanas. 

Outra características que também percebi são confrontos que fazem referencias a grandes guerras que realmente existiram, como a Primeira Guerra Mundial em sua segunda fase que foi a Guerra de Trincheiras, que na trama foi citado como o conflito em que humanos e fadas lutaram juntos. E também a Segunda Guerra Mundial que na série podemos relacionar com as tensões entorno de um conflito com o grupo O Pacto que viria a explodir futuramente.

Podemos perceber também logo nos primeiros episódios detalhes daquela época que são resultados da Belle Époque, como: o apego que os cidadães de classe alta tem pela moda, arte e cultura. Vemos isto nas cenas em que se falam sobre uma famosa cantora de opera, no leilão de uma disputada pintura e quando um artista de rua usa um Gramofone que é uma especie toca discos mais antigo para fazer sua apresentação.

Já nas em grandes tecnologias podemos ver o uso da locomotiva a vapor para transporte de pessoas e a substituição da iluminação a gás pela elétrica.

Em meu ponto de vista é uma serie que ainda tem muito potencial a ser explorado. Pois diante de todo seu sucesso foi confirmada a  renovação para uma segunda temporada, já a primeira conta com 8 episódios e todos já estão disponíveis no Amazon Prime.

Eu particularmente sigo ansiosa pelo seu lançamento! E você, já assistiu algum dos episódios?

Postar um comentário