A Primeira Guerra Mundial: Resumo de História 1914 a 1918

Resumo sobre a Primeira Guerra mundial.

hey galera! Como prometido trouxe um video resumo sobre a Pieira Guerra Mundial ou a Grande Guerra como também é conhecida.

Esta é uma serie de videos que irei fazer aqui, vou aproveitar que estou estudando para o Enem para produzir conteúdo para vocês aprenderem junto comigo. Espero que gostem!
AAh, não esquece de se inscrever no Canal para não perder nenhuma atualização. :)



Não se esqueça de conferir as indicações de livros aqui embaixo:
Box 1914-1918: a história da Primeira Guerra Mundial https://amzn.to/2udIFfY
A Primeira Guerra Mundial: Os 1.590 dias que transformaram o mundo https://amzn.to/2RMoiP9

A Grande Guerra que deu-se inicio com um assassinato e estendeu-se por longos 5 anos...

A Primeira Guerra Mundial foi um grande conflito centrado na Europa que teve o inicio em de 28 de Julho de 1914 e durou até 11 de Novembro de 1918. A causas desta guerra são bastante complexas e arrastam-se  desde o século XIX, dentre elas estão: tensões nacionalistas e militares, rivalidades econômicas e corridas armamentistas.

Os países envolvidos dividiram-se em duas alianças chamadas de Tríplices ao participarem do conflitos, estas são:
Tríplice Entente: Inglaterra, França e  Rússia.
Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria e Itália.

Tudo deu-se início com o assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando na cidade de Sarajevo, capital da Bósnia, por um integrante da organização terrorista Mão Negra em Janeiro de 1914. Sua morte acirrou os ânimos nacionalistas e conduziu as alianças das principais potências Europeias a guerra.

Durante os conflitos a guerra foi dividida por duas fases, eram elas:
Guerra de Movimento: Foi a primeira fase e que ocorreu entre Agosto e Novembro de 1914. Marcada pelo avance rápido e constante das tropas afim de chegar no território inimigo.
Guerra de Trincheiras: Segunda fase que durou entre 1915 e 1918. Caracterizada como Guerra terrestre onde se utilizam os locais já conquistados para se manter uma posição segura contra ataques inimigos.

A grande guerra chegou ao fim em 1918, apos a entrada dos Estados Unidos na Tríplice Entente o que ocorrera em 1917, marcando assim a sua vitória e forçando os países da Tríplice Aliança a assinarem a rendição. A Alemanha teve seu exercito reduzido e sua industria bélica controlada, tendo que devolve para a França a região da Alsácia Lorena e também sido forçada a pagar os prejuízos da guerra aos vencedores.  

Um dos pontos mais importantes do fim da guerra foi a criação do Tratado de Versalhes, o qual a Tríplice Aliança foi forçada a assinar e o mesmo impunha severas restrições e punições. O que gerou repercussões na Alemanha e que futuramente influenciaria no inicio da Segunda Guerra Mundial e no surgimento do Movimento Nazista.

A Primeira Guerra Mundial resultou em um total de mais de 10 milhões de mortos, dentre eles 1.800,00 foram de Alemães. Grandes mudanças também ocorreram com a nova reconfiguração do mapa Europeu com elas o surgimento de outras nações como: Polônia e Finlândia.

Diante de todos esses acontecimentos do lado de cá estava o Brasil que não teve um grande envolvimento na Grande Guerra pois não possuía os recursos bélicos necessários. Por este motivo limitou-se a oferecer apoio aos combates aéreos e marítimos além de oferecer auxílio aos feridos no campo de batalha.

Write a comment