Inovações, Tecnologias e Arte na Europa: A Belle Époque de 1871 a 1914

O que foi a Belle Époque ou Bela Época que aconteceu na Europa entre os anos de 1871 e 1914.

Compartilhar

heyy galera! No post de hoje eu trouxe um resumo bem explicado sobre o que foi A Belle Époque. Com suas principais características, fatos que mais marcaram esse momento na historia e também suas datas importantes.

Tem também um video no Canal que fiz com tudo que escrevi aqui sobre A Belle Époque, dá play aqui em baixo para poder assistir.
Inscreva-se também para não perder nenhuma novidade, beleza? :)


Não se esqueça de conferir as indicações de livros aqui embaixo:
Catástrofe: 1914: a Europa vai à guerra https://amzn.to/2RZqdkt
Anos vertiginosos: mudança de cultura no Ocidente https://amzn.to/2GsQO2T

Inovações, Tecnologias e Arte: O prelúdio de uma guerra...

De origem Francesa o termo "Belle Époque" significa literalmente "Bela Época". Esse nome foi usado para marcar um período na historia onde o cenário Europeu era de paz e grandes desenvolvimentos tecnocientíficos. Seu incio foi apos o fim da guerra Franco-Prussiana em 1871 e durou até o incio da Primeira Guera Mundial em 1914.

Entre os 43 anos em que durou a Belle Époque houve um grande clima de otimismos entre países como: Alemanha, França, Reino Unido e Áustria. E também o aumento do êxodo rural, que trouxe o crescimento dos espaços urbanos e colaborou para o fortalecimento das industrias e o aumento da produção em grande escala. Nesse mesmo período os trabalhadores começaram a organizar os primeiros sindicatos trabalhistas e partidos politicos, bem como a ascensão do socialismo.

A partir daí houve então um boom no avanço tecnológico e cientifico, surgiram invenções que revolucionariam aquela época como: o telefone, o automóvel, a locomotiva a vapor, o avião entre outros. Com todos os avanços que cresciam os países Europeus acabaram entrando em uma corrida armamentista, onde eles buscavam e desenvolviam tecnologias bélicas. Foi nessa época então que nasceram grandes invenções que eram usadas em guerra, como: canhões, carros blindados, metralhadoras e gases tóxicos. Trazendo em contra partida desse progresso o que ficou conhecido como Paz Armada.

Já no campo cientifico foram implementadas politicas de saneamento publico e a criação da Vacina Antirrábica por Louis Pasteur em 1885. E também avanços da química, medicina e higiene oque para aquela época causou grande diminuição na taxa de mortalidade. Todos esses avanços refletiram na vida dos grandes centros urbanos, o que os levou a um estilo de vida mais boêmio.

Dentre todos os países que encontravam-se nesse clima amistoso a França foi considerada o simbolo desta época, sua capital Paris, constituía o centro da industria do divertimento e da arte atual. Deste modo em 1900 ocorreu a Exposição Universal ou "Exposition Universal" que foi um marco da Belle Époque, acontecendo em vários pontos da cidade com o intuito de mostrar as ultimas novidades tecnológicas e artísticas.

Todos os avanços no campo tecnocientíficos repercutia também na forma de pensar e agir dos cidadães Europeus, cresceu-se o aumento dos consumidores da arte o que movimentava os cinemas,  espetáculos de cancan, concertos, teatros e também bares, cabarés  e cafés. Por este motivo a Capital Francesa ficou conhecida mundialmente como referência na produção e exportação de cultura.

Em contra partida a todos os avanços benéficos que ocorriam, a corrida armamentista se intensificava e espalhava-se por toda a Europa. As grandes potências  que já arrastavam conflitos de tempos antes começaram a usar o conhecimento até ali adquirido para montar seu armamento bélico, com isso criavam e modificavam as tecnologias existentes para serem usadas em combate. Como é o caso do avião, que ao fim da Belle Époque em 1914 ele foi usado como arma para bombardear inimigos na Primeira Guerra Mundial.

É importante ressaltar que a Belle Époque é na verdade um estado de espirito que se manifesta em um país dada as circunstancias favoráveis em que ele esteja. Já no Brasil esse período aconteceu em 1889 com a Proclamação da República e em 1922 durante a Semana da Arte Moderna em São Paulo.

Mudanças tecnocientíficas e culturais na sociedade Europeia:

" Velocidade e euforia, angústia e vertigem eram temas recorrentes entre 1900 e 1914, quando as cidades explodiram em suas dimensões e as sociedades foram transformadas, a produção em massa entrou para a vida cotidiana, os jornais tornaram-se impérios das comunicações, o público de cinema contava-se às dezenas de milhões e a globalização trazia aos pratos dos britânicos carne da Nova Zelândia e cereais do Canadá, aniquilando a venda de velhas classes fundiárias e promovendo a ascensão de novos tipos: engenheiros tecnocratas, as classes urbanas."
Trecho do Livro “Anos vertiginosos: mudança de cultura no Ocidente (1900-1914)”

Postar um comentário